sexta-feira, 5 de março de 2010

ESSA CALOU OS AMERICANOS.!!!

 



SHOW DO MINISTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO NOS ESTADOS UNIDOS




Essa merece ser lida, afinal não é todo dia que um brasileiro dá um esculacho educadíssimo nos americanos!

Durante debate em uma universidade, nos Estados Unidos,o ex-governador do DF, ex-ministro da educação e atual senador CRISTÓVAM BUARQUE, foi questionado
sobre o que pensava da internacionalização da Amazônia.

O jovem americano introduziu sua pergunta dizendo que esperava a resposta de um Humanista e não de um brasileiro.

Esta foi a resposta do Sr.Cristóvam Buarque:

"De fato, como brasileiro eu simplesmente falaria contra a internacionalização da Amazônia. Por mais que nossos governos não tenham o devido cuidado com esse patrimônio, ele é nosso.

"Como humanista, sentindo o risco da degradação ambiental que sofre a Amazônia, posso imaginar a sua internacionalização, como também de tudo o mais que tem importância para a humanidade.

"Se a Amazônia, sob uma ética humanista, deve ser internacionalizada, internacionalizemos também as reservas de petróleo do mundo inteiro.O petróleo é tão importante para o bem-estar da humanidade quanto a Amazônia
para o nosso futuro. Apesar disso, os donos das reservas sentem-se no direito de aumentar ou
diminuir a extração de petróleo e subir ou não o seu preço."

"Da mesma forma, o capital financeiro dos países ricos deveria ser
internacionalizado. Se a Amazônia é uma reserva para todos os seres humanos, ela não pode ser queimada pela vontade de um dono, ou de um país.
Queimar a Amazônia é tão grave quanto o desemprego provocado pelas decisões arbitrárias dos especuladores globais. Não podemos deixar que as reservas financeiras sirvam para queimar países inteiros na volúpia da especulação.

"Antes mesmo da Amazônia, eu gostaria de ver a internacionalização de todos os grandes museus do mundo. O Louvre não deve pertencer apenas à França.
Cada museu do mundo é guardião das mais belas peças produzidas pelo gênio humano. Não se pode deixar esse patrimônio cultural, como o patrimônio natural Amazônico, seja manipulado e instruído pelo gosto de um proprietário
ou de um país. Não faz muito, um milionário japonês,decidiu enterrar com ele, um quadro de
um grande mestre. Antes disso, aquele quadro deveria ter sido internacionalizado.

"Durante este encontro, as Nações Unidas estão realizando o Fórum do Milênio, mas alguns presidentes de países tiveram dificuldades em comparecer por constrangimentos na fronteira dos EUA. Por isso, eu acho que Nova York,
como sede das Nações Unidas, deve ser internacionalizada. Pelo menos Manhatan deveria pertencer a toda a humanidade. Assim como Paris, Veneza, Roma, Londres, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, cada cidade, com sua beleza específica, sua historia do mundo, deveria pertencer ao mundo inteiro.

"Se os EUA querem internacionalizar a Amazônia, pelo risco de deixá-la nas
mãos de brasileiros, internacionalizemos todos os arsenais nucleares dos EUA. Até porque eles já demonstraram que são capazes de usar essas armas, provocando uma destruição milhares de vezes maiores do que as lamentáveis queimadas feitas nas florestas do Brasil.

"Defendo a idéia de internacionalizar as reservas florestais do mundo em troca da dívida. Comecemos usando essa dívida para garantir que cada criança do Mundo tenha possibilidade de COMER e de ir à escola.
Internacionalizemos as crianças tratando-as, todas elas, não importando o país onde nasceram, como patrimônio que merece cuidados do mundo inteiro.

"Como humanista, aceito defender a internacionalização do mundo.
Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei para que a Amazônia
seja nossa. Só nossa!


DIZEM QUE ESTA MATÉRIA NÃO FOI PUBLICADA, POR RAZÕES ÓBVIAS. AJUDE A
DIVULGÁ-LA, SE POSSÍVEL FAÇA TRADUÇÃO PARA OUTRAS LÍNGUAS QUE DOMINAR..
(Fonte: Recebi esta mensagem por e-mail.)

2 comentários:

  1. uahahu adorei essa.
    pagava para ver a cara do americano.
    Afinal realmente não é semper que temos respostas assim.

    Beijos flor !

    ResponderExcluir
  2. Uhulllll!!!!!!
    Dali Cristóvam Buarque....
    Usou de sua melhor sabedoria, utilizando de leveza irônica admiravelmente, para representar o nosso povo e patrimônio Brasileiros... Obviamente, concordo com cada palavra dita pelo nosso senador no discurso acima...
    O Brasil, apesar de conter suas diversas deficiências não pode nunca permitir exploração de bens patrimoniais como no caso a nossa floresta amazônica, visto que é fato, que o império estadunidense, se esconde atrás de um diálogo "humanista" dizendo se preocupar com o futuro da humanidade e para isso querem cuidar de nossa floresa, quando na verdade a real intenção, é explorá-la financeiramente afim de permanecerem neste ápice de poder perante as outras nações do mundo... O discurso americano em relação a preocupação com ao futuro do mundo e da natureza, é claramente ridiculo e hipócrita, posto que, mesmo com todas as evidências de que o EUA é um dos maiores poluidores e degradarores naturais do planeta, há algum tempo atrás mais precisamente durante o governo George W. Bush, os EUA negaram-se a ratificar o Protocolo de Quioto(que visa a união das nações em prol da diminuição da emissão de gases causadores do efeito estufa), pois de acordo com a politica estadunidense os compromissos acarretados por tal protocolo interfeririam negativamente na economia norte-americana, ou seja, deixaram claro que o que realmente importa é obter lucro sempre, prova disso são as inúmeras guerras que ainda mantém visando o tão importante lucro e poder SEMPRE... Contudo, permanecem com a patética "histórinha", de que é para o bem da humanidade...
    O mais revoltante é que devem achar que somos todos tapados e alienados, pq só pode ser isso que os levam a achar que teríamos que apoiar toda essa palhaçada!

    Afff... desculpe pelo desabafo Cris.. Costumo me exceder qdo o assunto é essa prepotência Americana...
    Não sou tão patriota como deveria ser, mas não troco meu Brasil por nada nesse mundo, e apesar de já não ter esperanças de políticas sérias para nosso país, fico feliz em ver que ainda existem politicos que levam a sério a causa por nossos patrimônios, mesmo que isso não seja tão evidenciado pela mídia, afinal de contas pouquissimas pessoas se importam com isso!

    Vou ver se consigo traduzir o texto para o espanhol e divulga-lo sim!

    Não quero parecer militante, até pq já passei da fase utópica em relação a politica, mas enquanto eu ainda tiver forças lutarei por minha pátria... A Amazônia é nossa, assim como a Petrobrás, o que resta da Mata Atlântica, nossos mares, SÃO PAULO mesmo com toda o caos, nossa qualidade futebolística( Dali, dali Tricolor, rsrsrs), enfim, BRASIL é tudo nosso!!!



    Abração querida... Adorei este post!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! :)