quinta-feira, 27 de maio de 2010

Você pensa com a cabeça, e ama com o coração? Você pensa com o coração e ama com a cabeça?

Você já parou para pensar nas frases acima?
Não?
Pois deveria...
Pergunte-se quantas vezes você já pensou com a cabeça; isto é, com a razão, e quantas vezes você já pensou com o coração; isto é, com a emoção...
E quantas vezes você já amou com a cabeça ou razão, e quantas vezes já amou com o coração ou emoção.
É através dessa linha de raciocínio que deveríamos administrar as coisas, tanto na vida pessoal quanto na profissional.
Outro dia me peguei pensando em como a razão e a emoção podem estar fundidas, e não é possível a existência de uma sem a outra.
Normalmente a emoção fala mais alto do que a razão, o que acaba causando grande conflito, e derrepente não sabemos mais o que é um e o que é outro...
Mas é possível conviver com ambos, é só questão de colocá-los nos lugares certos.
Victor Hugo disse que, “Devemos amar porque é grande, divino, é agradável ao onipotente, e é sua arena de mérito, porque é através do amor que fazemos germinar, crescer, e fecundar os pensamentos generosos e os generosos desejos”.
Então se colocarmos entre linhas, é o mesmo que dizer, que o amor que vem do coração causa e traz bens que fazem com que tenhamos pensamentos generosos; pensamentos estes que vem da cabeça.
Então ao agirmos somente com amor, estamos, agindo com a emoção sem a razão, o que resulta em perdas, catástrofes, desilusão, depressão, mentiras, angústias...
E vice-versa quando agimos somente com a razão; é um paradoxo.
Veja exemplos:
1- Digamos que eu esteja na rua e vejo um garoto pedindo ajuda porque se perdeu dos pais; e eu decido ir embora, e ao chegar em casa vejo na tv que aquele garoto foi seqüestrado e levado para o tráfico de órgãos.
Nó mínimo eu pensaria do porque não ter telefonado para a polícia, ou o conselho tutelar para ajudar o garoto.
Porque isso aconteceu? Porque não ajudei?
Eu pensei com a razão sem emoção, se a razão e a emoção estivessem unidas naquele momento, eu teria feito o que deveria ter sido feito.
2- Estou na rua sozinha, quando vejo uma pessoa caída, eu não a conheço, mas saio correndo para ajudar; e então a pessoa se levanta e anuncia um assalto.
Certamente pensarei que deveria tê-lo deixado ali, mas... E se ele realmente estivesse precisando de ajuda?
Então eu mesma responderia; deveria ter chamado ajuda antes.
Neste caso eu agi com a emoção sem a razão.
A partir de agora tente fazer as coisas como devem ser feitas.
Sei que não sou 100% correta em tudo que faço, mas você não vai discordar de que tudo que escrevi aqui tem um grande fundo de verdade!

4 comentários:

  1. Ainnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn!!!!!
    Mew, esse assunto, é algo que muito me interessa!!!rsrs.. Pq eu sou o próprio conflito entre - Razão e Emoção ...rsrsrsrsr
    Como é difícil achar a equilíbrio entre esses dois... Já refleti e filosofei muito na vida sobre isso... Acredite, que às vezes esta temática parece a mesma coisa do que perguntar: "Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?"...rsrsrsrsr!!
    É complexo... Mas enfim, cheguei a algumas conclusões que até fazem sentido... Vejamos:
    - Alguns sentimentos e coisas na vida devem ser tratados tendo maior uso da emoção, como amor, perdão, desentendimentos... Ao meu ver, quando existe amor verdadeiro, a emoção precisa ser maior, pois sendo o amor, um sentimento que não tem muita lógica ( veja que coisa louca, vc nunca na vida tinha visto aquela pessoa, de repente do nada ela entra na sua vida e passa ser seu maior motivo de felicidade! Louco né? Não tem como ter lógica isso, rsrs), continuando, então, coisas sem lógica como o amor, tem de ser resolvido com a emoção, pq a razão só vai atrapalhar e destruir tudo! O perdão tbm, se vc perdoar com a razão, acredite, não terás perdoado, pq a nossa lógica não vai perdoar verdadeiramente alguém que lhe humilhou, desprezou ou injustiçou ( não é atoa que dizem que o perdão é o estágio de evolução mais nobre que uma pessoa pode conseguir, pois exige um alto grau de desapego lógico), bingooo, o verdadeiro perdão é o da emoção, diferente disso é perdão superficial...

    ResponderExcluir
  2. (continuação) - RAZÃO... Ahhh Razão maldita..rsrs... Alguns pensadores dizem que muitas das coisas que não alcançamos na vida é por conta de certos bloqueios que temos oriundos de nossos pensamentos lógicos... Prova disso, é a prática da lei da atração, que diz que vc só conseguirá atingir seus objetivos, a partir do momento em que conseguir desligar seu consciente lógico, e ligar seu inconsciente emocional, é lá que está à verdadeira realização, pois lá vc consegue visualizar seus sonhos, e transmite a emoção verdadeira de já tê-lo alcançado ao universo(Deus), atraindo aquilo e/ou aquela situação para a sua realidade! Ou seja, sentindo esta "emoção", vc transmite fé ao universo, fazendo com que ele não tenha dúvidas de seus desejos...
    Mas ai vc vai me perguntar: E onde entra a razão??
    Penso tbm, que a razão, muitas vezes é o mal dentro de nós, assim como o medo; olhaaa descobrimos mais uma dupla cruel "Razão e medo"... Sempre estão nos limitando, nos fazendo esquecer que estamos na vida pra tentar, pra arriscar e fazer acontecer... 95% das pessoas não fazem o que gostariam de fazer, pq a razão só permite ter o medo, pq pode não dar certo! Mas aí eu te digo... O que nesta vida é certo?rsrsrsrs!!!
    (Poxa pelo visto estou soltando meu pensamento abstrato aqui e to indo longeee... espera to quase terminando meu raciocínio não tão lógico assim)...

    ResponderExcluir
  3. (continuaçãO) Eu quero dizer, que, o pensamento racional é muito prático e útil para situações simples e claras, ir ao supermercado, ir ao banheiro, em relação a sua própria segurança física e essas coisinhas simples etc...Rsrsrsrs... Para outras coisas é na emoção...(uhulll).. Mas que fique claro, que a emoção que digo é diferente de ser passional, ok? São coisas bem distintas, assim como Amor e Paixão (amor é emoção, paixão é passional “loucura"... Deu pra sacar?rsrsrs)...Se levarmos em conta tbm, que usamos somente 5% de nossa capacidade cerebral, que no caso é a nossa lógica ( nossa razão), teremos mais uma prova que agir com a emoção é o mais aconselhável, pois os outros 95% é o nosso inconsciente (nossa emoção), muito maior que a razão (uuuAAAAAlllllll), a grande questão é com dominar nosso inconsciente fazendo ele agir ao nosso favor, na era extremamente lógica e digital em que vivemos...De certa forma, acabamos sendo “influenciados” pelo pensamento coletivo “lógico” ( o pensamento pequeno), que nos faz acreditar e criar péssimos hábitos de comodismo e até mesmo dizeres pessimistas de “Ahhh, se não foi não era pra ser”...rsrs

    ResponderExcluir
  4. (continuação) Pensamentos milenares dizem que o homem desconhece completamente sua infinita capacidade de realizar, pq é reduzido a sua lógica... O próprio Jesus Cristo disse:
    - "Respondeu-lhe o Senhor: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar; e ela vos obedecerá" (Lc 17.6).
    "Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível" (Mt 17.20).
    E mais uma vez... Caímos na questão, o que é a fé senão a própria emoção?? Sim, a fé não se pode ver, é como o ar... Vc não terá como ter fé racionalmente pq a lógica te dirá: “Olha não é bem assim, vai que não dá certo, vc vai se magoar”..rsrsrs!!!
    Poxa, eu ficaria horas aqui falando sobre esse assunto, e todas as minhas teorias e filosofias..rsrsrs....Adooooroo!!!
    Adorei essa temática aqui no seu blog Cris, como sempre, arrasando nas propostas... Me desculpe pelo comentário gigantesco, mas não resisto... Vc sabe...rsrsrs!!!
    E no fim das contas o que concluo? A vida é cíclica baby..rsrs... Com emoção ou com razão, estamos sempre voltando e vivendo as mesmas coisas de formas diferentes, tirando outras lições, tendo outras visões...rsrsrs... Evoluindo... Mas eu defendo que a emoção é mais sincera...HAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAH!!!
    E da mesma forma cíclica este assunto sem fim continuará como:
    “Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?” ou “O que surge primeiro, o sagrado ou o profano?”.....hahahaaahahahahhahaahha!!!
    Adoreeiiii.....
    Bjs amoreee!! Tudo de bom!!!Ótimo domingo aiew!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! :)