segunda-feira, 24 de maio de 2010

A Garota Afegã ( Sharbat Gula).

Garota Afegã ©Steve McCurry
É uma história já conhecida, com uma imagem que rodou o mundo.
Em 1984, um fotógrafo da Revista National Geographic, documentando um campo de refugiados afegãos, no Paquistão, fotografou uma menina de olhos verdes.
Os olhos são de medo e também de raiva.
A foto virou capa da revista e tornou-se uma de suas capas mais conhecidas.
Mas, essa história não passaria de mais uma história se, 17 anos depois, o fotógrafo não tivesse resolvido voltar ao Paquistão para tentar encontrar a menina novamente.


E ele conseguiu!

Ela se chama Sharbat Gula. Tem entre 28 e 30 anos (nem ela própria sabe exatamente quantos anos tem). Os olhos continuam desafiadores.
Ela nunca viu sua foto de criança, nunca soube que saiu na capa de uma revista e não consegue entender como sua imagem tem tocado tantas pessoas.

E, apesar de tantos anos vivendo num país em guerra, ela continuava viva, o fotógrafo conseguiu encontrá-la (nem o nome dela ele sabia) e a fotografou novamente!


SÓ PARA COMPLEMENTAR:

Vários exames e estudos foram feitos para provar se a mulher encontrada era mesmo a garota.
Ela foi examinada por um oftalmologista no Paquistão; a partir de sua foto de criança, seu rosto como seria hoje, foi esculpido por um escultor forense da Filadélfia, levando em consideração os anos passados, a etnia, dieta e estilo de vida da garota; suas fotos faciais foram comparadas por um examinador forense para o FBI, em Washington; e o homem que inventou o aparelho de reconhecimento automático da íris, John Daugman, professor de ciência da computação na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, também examinou as fotos, usando técnicas e cálculos matemáticos na análise da íris.
E todos concluiram, sem restar dúvidas, que as duas são a mesma pessoa.

3 comentários:

  1. Tem olhares que são divinamente singulares!
    Olhares que tempo nenhum apaga!

    É o caso dessa garota, com este olhar "ferido", porém infinitamente belo!!!!

    aiaiaiaia!!!
    rs
    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Gente não da pra acreditar que essa mulher tem menos de 40 anos, nossa como o tempo e as circunstancias da vida a fizeram sofrer. Que Deus tenha piedade dessa mulher.

    ResponderExcluir
  3. NOSSA MUITO LINDAS ESSAS FOTOS COMO UM OLHAR LINDO PODE AO MESMO TEMPO TRASMITIR TANTO SOFRIMETO.PARABENS AO FOTOGRAFO

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! :)